Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Veja histórias de 20 famosos que já sofreram bullying


Cineasta Steven Spilberg/ Imagem: Revista Caras
Cineasta Steven Spilberg/ Imagem: Revista Caras
Caro leitor,
Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
Conheça histórias de famosos que já sofreram bullying.
STEVEN SPIELBERG: O diretor de cinema mudou-se várias vezes de cidade em função do trabalho de seu pai. Sempre solitário, desengonçado e excluído, com sua câmera super-8 nas mãos fazendo filmes caseiros das irmãs, Spielberg sofreu vários ataques antissemitas dos vizinhos e dos colegas de escola. Chegou a apanhar diariamente no recreio e ouvia as crianças berrando “Spielbergs, os judeus sujos”.
Cantora Madonna
Cantora Madonna
MADONNA:”Eu não era hippie ou fã dos Rolling Stones, então me tornei esquisita (…) Se você fosse diferente, os alunos eram bem perversos. As pessoas faziam questão de serem maldosas comigo”, disse a diva à revista “Vanity Fair” em 2008. Mas quanto mais represálias às suas diferenças, mais Madonna reagia: não depilava pernas e axilas, recusava-se a usar maquiagem ou se encaixar no modelo de garota convencional.
Michael Phelps
Michael Phelps
MICHAEL PHELPS: O nadador que nas Olimpíadas de Pequim conquistou oito medalhas de ouro e bateu sete recordes mundiais tinha déficit de atenção. Uma professora chegou a dizer que ele seria um fracassado. Sofreu bullying anos seguidos: além do transtorno, era muito alto, magro, desengonçado e tinha orelhas grandes. Uma vez, seu boné foi jogado para fora do ônibus. Em outra, sua cabeça quase foi mergulhada na privada.
Kate Winslet
Kate Winslet
KATE WINSLET: A estrela, indicada seis vezes ao Oscar antes de levar a estatueta para casa por seu papel em “O leitor”, recebeu das crianças da escola o apelido de gorducha: “Outras meninas me provocavam terrivelmente. Eu simplesmente abaixava minha cabeça e aceitava isso. Era o meu jeito de sobreviver”, disse à “Parade Magazine”. “Sofri bullying por ser gordinha. Onde estão elas agora?”
David Beckman
David Beckman
DAVID BECKHAM: Um dos maiores jogadores de futebol do mundo sofreu bullying por ser apaixonado pelo esporte. Adolescente, era um estranho no ninho: enquanto seus colegas pensavam em diversão, ele focava no futebol. Recusava noitadas e bebidas e os agressores diziam que isso era coisa de “mulherzinha”. Beckham está na campanha Beat Bullying: “O bullying é algo que todos nós temos responsabilidade de erradicar”.
Victoria Beckham
Victoria Beckham
VICTORIA BECKMAM: Em entrevista à revista Women’s Wear Daily, Victoria disse que sofreu bullying “fisicamente e mentalmente” durante a época de escola. “Isso me deu deixou mais forte. A única razão para que eu fale sobre isso hoje é que sempre fui uma lutadora. Sempre tive que lutar muito, muito duro mesmo em tudo que fiz. Essa é minha ética de trabalho”, diz a ex-Spice Girl e hoje esposa do jogador David Beckham.
Taylor Swift
Taylor Swift
TAYLOR SWIFT: A nossa diva country também sofreu bullying! Em entrevista à revista Women’s Health, Taylor disse que era considerada uma garota “estranha” no colégio. “Eu ia me sentar com elas no intervalo, e elas levantavam e iam para outra mesa.” Em vez de sair com os amigos nos finais de semana, Swift participava de concursos de karaokê e cantava em cafés.
Ela descarregou essa angústia escrevendo músicas. “Eu escrevo quando estou frustrada, com raiva, ou confusa. Descobri que havia uma maneira de filtrar esses sentimentos em algo positivo.” Ainda bem!
Justin Timberlake
Justin Timberlake
JUSTIN TIMBERLAKE: O cantor e ator sofreu bullying na escola porque seus braços “eram muito longos.” Ele, que dublou um geek no Shrek 3 e está no filme “A Rede Social”, sobre a criação do Facebook, disse ao jornal USA Today que, quando adolescente, “era atormentado o tempo todo. Tinha uma acne terrível e um cabelo estranho.”
Chris Martin
Chris Martin
CHRIS MARTIN (COLDPLAY): O vocalista da banda Coldplay tem uma história curiosa sobre bullying. Ele era atormentado por um valentão do colégio porque preferia tocar violão e piano em vez de praticar esportes. Certo dia, Chris Martin estava andando com sua esposa, a atriz Gwyneth Paltrow, e encontrou o tal do bullie. “Ele sempre me dizia que eu não seria nada na vida”, Chris comenta.
Com uma pontinha de sentimento de vingança, o cantor de “Clocks” perguntou para o ex-colega o que ele estava fazendo da vida. “Me senti muito bem perguntando isso. Ele não fazia nada de mais. Aí me virei e disse: ‘Essa é minha esposa, Gwyneth’. Ele ficou com o rosto corado e estava muito envergonhado”.
Jessica Alba
Jessica Alba
JESSICA ALBA: Numa entrevista publicada pelo jornal The Mirror, Jessica revela ter sofrido na epoca da escola: “Minhas lembranças da escola não são boas. Eu era extremamente tímida, desajeitada, com dentes grandes e sotaque texano. Quando eu tinha uns oito anos, meu pai saiu do exército e fomos morar em Los Angeles. Nós éramos totalmente diferentes das outras crianças. Vivíamos no menor apartamento e meus pais chegaram a trabalhar no McDonald’s”.
Miley Cyrus
Miley Cyrus
MILEY CYRUS: Ela chegou a ser presa no armário, veja: Elas me prenderam lá e fiquei batendo na porta até machucar meus pulsos. Ninguém veio”, escreveu a cantora em seu livro “Miley Cyrus: Miles To Go”, em português “Hannah Montana e Eu”. “Fiquei mais ou menos uma hora presa, esperando alguém me ajudar, e pensando o quanto minha vida estava arruinada.
Lady Gaga
Lady Gaga
LADY GAGA: Em 2008, a cantora Lady Gaga revelou em entrevista à operadora de TV à cabo inglesa “Virgin Media” que sofreu bullying durante sua infância em uma escola particular de Nova York. Sempre excêntrica, ela frequentou a mesma escola que a “patricinha-mor” Paris Hilton, no Upper East Side, em Manhatan, e admitiu que já foi motivo de gozação por conta de seu estilo, digamos assim, único. “Frequentei uma escola cheia de criancinhas mimadas. Eles tiravam sarro de mim, da maneira como eu me vestia e falava. Até mesmo na escola de artes as pessoas me alfinetavam, mas isso era porque eu não estava interessada em ser um ‘robozinho’ como eles”, retrucou.
A cantora Lady Gaga contou que já foi jogada em uma lata de lixo por alguns garotos. Ela também sofreu outras formas de bullying: ”Já escreveram palavrões no meu armário na escola. Já fui chamada de vadia nos corredores”.
Grazi Massafera
Grazi Massafera
GRAZI MASSAFERA – Segundo a atriz brasileira: “As meninas da escola onde eu estudava lá em Jacarezinho viviam me chamando de Olívia Palito, porque eu era muito magricela. Isso me chateava, é claro. Os apelidos maldosos eram muitos, não paravam por aí. Me chamavam de lumbriga também. Lembro que eu chorava tanto, me sentia diminuída perante elas. Eu cheguei a usar três calças jeans para parecer mais ‘encorpadinha’ [risos]. Eu, aliás, fui uma das últimas das meninas da turma a ter peitinho. Então, era o alvo das meninas para todos os tipos de implicâncias nesse sentido. Eu nem sabia que, naquela época, isso já seria bullying.”
Fabiana Karla
Fabiana Karla
FABIANA KARLA – De acordo com a atriz: “Criança é bem cruel às vezes, não é? Quando pequena, em Recife, todos na escola me chamavam de todos aqueles apelidos já previsíveis que dão aos gordinhos. Eu já estava até acostumada e ficava magoada, é claro. Mas como eu sempre fui muito bem humorada, eu tantava levar tudo na brincadeira e fazia piada de mim mesma. Então, os colegas acabavam parando de implicar comigo. As pessoas viam que não me atingiam, que eu não ligava mesmo. Eu sempre me dava bem com a galera do fundão da classe. Me lembro que eu tocava na banda da escola e também fazia aulas de basquete, ou seja, era bem enturmada”.
“Mas não é o mesmo que vinha acontecendo com minha filha Laura, de 12 anos, que sofreu bullying na escola. Ela também é gordinha. E, com isso, ela chegou a ponto de não querer mais estudar. Aí eu tive de intervir. Entrei no perfil de um site de relacionamento que ela usa e fiquei abismada com tudo que vi lá escrito por um menino da sala dela. Mas a Laura tem uma base familiar bem legal que a deixa segura. Levei o caso para a diretoria da escola com o objetivo que isso não prejudicasse o desenvolvimento cognitivo e auto-estima dela, o que acabou servindo de alerta também para própria escola.”
Glória Pires/ Imagem: Revista Vogue
Glória Pires/ Imagem: Revista Vogue
GLÓRIA PIREZ – A atriz Glória Pires confessou ao jornal “O Dia ” que também passou por coisa parecida. Emocionada, ela relembrou que aquela foi a pior fase da sua vida. A atriz acredita que o bullying é resultado de problemas pessoais que a escola desconhece e que os pais não assumem. Para ela, talvez uma das saídas seja unir pais e escola, se possível, fornecendo apoio psicológico para toda a família.
Justin Bieber
Justin Bieber
JUSTIN BIEBER – Outras estrelas nacionais e internacionais levatam a bandeira branca, como Justin Bieber, cantor teen que ganhou fama meteórica.  O jovem canadense confessou que já foi vítima da agressão e estampou a campanha “It Gets Better”: “Não é legal ser um valentão. Diga às pessoas se você ver alguém sofrendo bullying”, pediu.
Eminem
Eminem
EMINEM: O cantor Eminem afirma ter sofrido bullying na escola e diz que chegou a perder temporariamente a visão de um olho por conta de agressões sofridas no colégio.
O rapper norte-americano Eminem confessou, em entrevista ao programa de televisão 60 Minutes , que foi vítima de bullying quando andava na escola. O músico explicou que era um alvo fácil e mudava sempre de escola.
“Eu mudava de escola duas, três vezes por ano e isso era provavelmente a parte mais dura. Era espancado na casa de banho, espancado nos corredores, enfiavam-me nos cacifos apenas porque, na maior parte das vezes, era o miúdo novo”, disse Eminem.
O músico revelou também que repetiu três vezes o nono ano, apesar de ser bom em Inglês (usava muito o dicionário como ajuda para as letras dos temas que escrevia), antes de desistir para tentar a sua sorte no rap.
Susan Boyle
Susan Boyle
SUSAN BOYLE: A cantora Susan Boyle, descoberta no programa de calouros ”Britain’s Got Talent”, disse em entrevista ao tabloide britânico ”News of the World” que pensou em suicídio, depois de sofrer bullying na escola.
gisele bundchen
Gisele Bundchen
GISELE BÜNDCHEN aturou muitas piadinhas sem graça por ser magra e alta. Tinha três apelidos quando criança: Saracura, Olívia Palito e Somaliana.
Kate Middleton
Kate Middleton
KATE MIDDLETON: A princesa britânica já declarou que teve que deixar o colégio em que estudava aos 13 anos por não aguentar as brincadeiras das outras meninas. O motivo? Por ser perfeita demais.
Fontes: http://capricho.abril.com.br/; http://arteepop.wordpress.com/; http://entretenimento.br.msn.com/; http://virgula.uol.com.br/; http://www.brasilescola.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário