Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O Bullying e o Comportamento Agressivo

bulling
Bullying é um termo em inglês que se refere ao comportamento agressivo que geralmente ocorre na vida estudantil. Ele é caracterizado por envolver uma série de ofensas que incluem xingamentos, apelidos, agressões físicas e fofocas. Ou seja, é um comportamento intencionalmente agressivo que ocorre repetidamente em relações marcadas pelas peculiaridades de cada indivíduo e dos grupos a que estes pertencem.  O bullying é distinto da agressão momentânea por ser caracterizado pela recorrência. De qualquer forma, ambas as formas de ofensa são violentas e devem ser prevenidas e erradicadas. Em casos extremos o bullying pode levar ao suicído, à agressividade, depressão e grande mal-estar coletivo. 
O estudante tem o direito de se sentir seguro e acolhido no ambiente escolar, assim como os profissionais da educação tem o dever de assegurar a integridade moral e física dos alunos. Sendo parte essencial da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a educação, o desenvolvimento intelectual e emocional não podem em hipótese alguma ser prejudicados por relações sociais hostis. O bullying também vai contra o Código Civil e os direitos constitucionais, já que estes garantem que qualquer ato ilícito que cause dano deva gerar indenização. Como as escolas são prestadoras de serviços elas devem se responsabilizar pelo o que acontece em suas dependências, dessa forma o bullying não levado em consideração pela Instituição de Ensino fere o Direito do Consumidor. 
bullying pode acontecer de forma direta (agressões físicas, ameaças, xingamentos, espalhar boatos, apelidos ofensivos, materiais roubados) ou indireta (caretas, isolar a vítima, exclusão), sendo constante, inclusive, nas redes sociais da internet (clique aqui para saber como agir em crimes virtuais). As conseqüências negativas dobullying são devastadoras e podem afetar diretamente o desempenho emocional e intelectual tanto da vítima quanto do agressor e dos alunos não envolvidos no caso. A escola tem obrigação não só de punir esses tipos de ocorrência, mas também de prevenir. A vítima deve ter o direito de denunciar o bullying sofrido sem o receio de possíveis vinganças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário